terça-feira, 5 de janeiro de 2010

1 - Tadasana

Tadasana, montanha embora também associada à palmeira que cresce a direito.
A palavra taad como em taadasana, significa montanha. Palmeira é taal-vrksha.
No entanto o valor de tadasana é apreciada pelo praticante experiente.

De pé com os pés juntos, ou separados a um palmo. Entrelace os dedos das mãos junto à cabeça, volte as palmas para cima, apoiando-as no topo da cabeça. Fixe o olhar num ponto à sua frente um pouquinho acima do nível da sua cabeça.

Inale e alongue os braços, ombros e peito para cima. Levante os calcanhares e fique na ponta dos pés. Alongue todo o corpo. Mantenha a posição com os pulmões cheios por alguns segundos. Baixe os calcanhares enquanto exala e traga as mãos de volta para o topo da cabeça. Isto é uma volta. Relaxe por alguns segundos e recomece. Repita 7 vezes.

Asana tem de ter 3 características: Posição, respiração e sensibilidade interior.

Sobre a posição, tem de ser estável e confortável, cada vez mais por apreciação artística também se está a pensar na posição de um ponto de vista estética e pedagógica.

Sobre a respiração, tem de ser consciente, podendo variar o ritmo, a profundidade e o tipo. Por isso muitos colegas referem que asana sem pranayama não existe.

Sobre a sensibilidade ou atitude interior, tem de ter localização da consciência no corpo físico (músculo, circulação, ...) ou subtil, mentalização (estimulante ou sedativa) por visualização criativa. Para praticantes mais correctos acrescenta-se conteúdo, valor profundo (bhava).

Sem comentários:

Enviar um comentário