sábado, 23 de janeiro de 2010

Shiva e Rudra

A figura de Shiva, reflectindo a nossa personalidade, nem sempre é agradável à vista - forma irada.
Quando existe silêncio no universo shiva surge de forma diferente, imbuído de poder manifesta um aspecto mais rude e pouco simpático. Adornado no pescoço com um colar de caveiras e serpentes, tem por companheiras fantasmas que leva para o seu local de eleição, o crematório ao ar livre.

Nesta forma diferente, o poder interior pode ser confundido por arrogância pelo observador menos experiente. Conta a lenda que quando o rei dos deuses encontrou shiva nesta manifestação não o reconheceu e insultou-o para lo go depois implorar clemênica, de forma a voltarem a estarem em harmonia Shiva concorda em renascer como filho do rei dos deuses. Ao nascer Shiva chora e ganha o nome de Rudra - aquele que chora de piedade (pelo mundo).

Rudra, da raiz "rud" (chorar, mas também avermelhado), também é defendido como tendo origem em "raudra" (selvagem). Os estudiosos defendem ainda mias de 6 terminologias com mais  de 10 derivações em possibilidades de etiologia gramatical da palavra rudra. Outro sinificado importante para Rudra (Arqueiro)é representado como símbolo caraterístico nas esculturas. Podemos observar que por vezes os atributos e qualidades fundem-se na terminologia popular da palavra /neste caso Rudra) enriquecendo o vocabulário.


Dessas lágrimas nasceu uma planta cujas bagas chamram-se Rudrakshas - lágrimas de Rudra, também traduzidas por olho de Rudra.

Sem comentários:

Enviar um comentário