quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Viparita Karani Asana

Este asana pode ser interpretado como:
Viparita (invertida)  Karani (acção ou fonte).
Sendo então a postura de fonte invertida ou mais normalmente a designação de algumas escolas para a técnica de postura invertida em função da antiguidade da pessoa que pratica e do objectivo a desenvolver. De acordo com este ponto de vista mesmo o sarvangasana pode ser visto como Rajas-Viparita-Karani-Asana pelo praticante mais experiente.

O viparitakaraniasana é uma postura de rendição, de observar o nosso universo interior e comunicar a mente com as zonas do corpo que estão fechadas. Os dentes e lábios não se tocam, a lingua repousa sem esforço.É um asana importante pela sua permanência.

Na imagem acima abraçamos o conceito da prática ser fácil, convidativa e revigorante.

Abaixo vamos descrever uma forma de desenvolver o trabalho em yoga assistido a pedido de algumas pessoas que demonstraram interesse.

Nesta figura o praticante está a utilizar o peso do corpo. Apoiando o pé do receptor no seu ombro, mas caso queira permanecer nesta técnica vai começar a sentir-se um pouco desconfortável. É uma opção válida caso queiremos desenvolver  um trabalho de melhoria de flexibilidade e realinhamento do joelho do receptor.




Outra possibilidade seria o praticante assumir um virabadrasana partindo de vajrasana

Esta técnica é um pouco diferente. Aqui já temos também em conta o espaço físico que rodeia o receptor. Exige então que o praticante mantenha a coluna direita e será mais apropriada para um trabalho de alongamento com um receptor mais experiente, que não necessite de ser lembrado várias vezes que a perna tem de estar esticada. O praticante pode então optar por usar os deus dedos, antebraço ou cotovelo para desbloquear os pontos de energia do pé do receptor.

Sem comentários:

Enviar um comentário